sexta-feira, 1 de agosto de 2014

VOCÊ SABE PORQUE AGOSTO É O MÊS DO CACHORRO LOUCO!?




Bem vindo agosto! O oitavo mês do ano, mitologicamente considerado por muitos o mês do cachorro louco. Será mesmo apenas mitologia? 
Agosto vem do latim Augustus. Homenagem que o primeiro imperador de Roma, César Augusto, fez a si mesmo. Acredito que ele nem imaginava que o mês ia se tornar o mês do desgosto e do azar. 
Existem muitas crenças e muitos fatos que levam a crer que realmente é o mês do azar, inclusive fatos históricos, como por exemplo o fato de que as mulheres portuguesas evitavam casar-se, pois essa era a época em que seus noivos partiam com navios de expedição para explorar novas terras. O início da Primeira Guerra Mundial foi no dia 1º de agosto de 1914 e as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram atacadas pelos norte-americanos com bombas atômicas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, o que resultou na morte de mais de 200 mil pessoas no fim da 2ª Guerra Mundial. A construção do muro de Berlim, que dividiu a Alemanha em duas partes também começou no mês de agosto, mais especificamente no dia 13 (só faltava ser sexta-feira).
Além desses fatos históricos, a morte de pessoas famosas como, por exemplo, Getúlio Vargas - que cometeu suicídio em 24 de agosto de 1954 - e das cantoras Marilyn Monroe e Carmen Miranda, falecidas no dia 5 de agosto, também levam a crer que é mesmo o mês do desgosto.
Mas na verdade o que mais faz sentido mesmo é que no mês de agosto, devido às condições climáticas, a concentração de cadelas no cio aumenta muito. Quando as cadelas estão no cio, realmente os cachorros ficam transtornados, brigando entre si e aumentando a incidência de transmissão da raiva, doença essa que faz os cachorros babarem muito e ficarem com aparência de loucos, fazendo jus à má fama do mês. 
Bem, até onde tudo isso é folclore ou coincidência, nós não sabemos, mas vale a pena tomar um pouco de cuidado, não é mesmo?! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário